Setembro-amarelo

Setembro Amarelo! Todos pela Vida!!!

SETEMBRO AMARELO

 

      Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental, o mês foi escolhido para a campanha devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é celebrado em 10 de setembro. Criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de algumas substâncias. Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que pode ser evitado.

      Atualmente, é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

      A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

      No Setembro Amarelo, lembre-se de que ninguém está sozinho em suas batalhas. Cada gesto, por menor que pareça, pode fazer uma diferença significativa na vida de alguém. Vamos juntos iluminar o caminho, tornando o mundo mais empático e esperançoso.

TODA VIDA IMPORTA!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *