Cordisburgo

“Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase um lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas; e o próprio campo, com vasqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob os demais de estrelas…”

João Guimarães Rosa

11354_763006757068234_8783919952217484739_n

A Cidade

Cordisburgo – cidade do coração – foi criada pelo Padre João de Santo Antônio em 1883. Possui uma das mais bela gruta da América Latina: Gruta do Maquiné e mais de 24 cavernas catalogadas com suntuosidade e reverência, como por exemplo, a Gruta da Morena. A cidade foi considerada pólo turístico a partir de 1939.

Cordisburgo, terra natal do escritor João Guimarães Rosa; filho ilustre que elevou a “pequenina terra sertaneja” para o mundo através da eloquência do seu rico idioma luso-mineiro, retratando as grandiosas obras literárias as estórias da nossa gente.

A cidade de Guimarães Rosa e da Gruta do Maquiné possui, também, outros produtos e potencialidades como a expressiva produção de abóbora moranga híbrida, quiabo, milho verde, tomate, limão e manga.

Histórico

Em meados do ano de 1883, o Padre João de Santo Antônio chega ao arraial do Saco dos Cochos. Por se tratar de um lugar com paisagens exuberantes e clima agradável, o padre logo a denominou de “Vista Alegre”.

Para fundar o povoado, necessitava obter a posse de uma área que se encontrava em litígio. Para tanto, contou com a influência de Dona Policena Mascarenhas, uma senhora de posses, que, vendo a Sesmaria Empoeiras ir á praça pública, mandou seu filho Bernardo Mascarenhas arrematá-la em nome do “Irmão João”, cedendo 40 alqueires como patrimônio da igreja. A sesmaria pertencia à região do extinto Vínculo da Jaguará.

É certo que, nessa região, o padre João deu início à fundação do povoado de Vista Alegre, em 21 de agosto de 1883, edificando a capela ao patriarca São José. O levantamento dos esteios se deu em 14 de fevereiro de 1884, tendo sido concluída a capela em 23 de junho de 1884.

Em 14 de setembro do mesmo ano, a imagem do patriarca São José foi conduzida do Tabuleiro Grande (hoje Paraopeba) para a capela pelo padre Pedro Corrêa Ferreira Rabelo e moradores dos arredores. Na mesma época, o padre João mandou vir da França uma imagem do Coração de Jesus. Quando chegou, uma procissão foi buscá-la em Gongo-Sôco e assim nasceu a ideia de construir-se um templo para acolhê-la. Portanto, em 8 de março de 1886, foi levantada a primeira do templo no Arraial de Vista Alegre, que começava a ser povoado, em torno da igreja, em terrenos que o distribuía gratuitamente para que as pessoas construíssem suas casas.

A igreja foi construída com a ajuda de donativos e foi concluída no dia 20 de maio de 1894. Nesse dia, houve uma benção na igreja e o padre João trouxe em procissão a imagem do padroeiro em que tinha vindo de Paris e aguardava, na Capelinha de São José, a construção de seu templo.

Em 9 de junho de 1890, um decreto do então governador de Minas, João Pinheiro da Silva, elevou o povoado de Coração de Jesus da Vista Alegre a distrito de Cordisburgo da Vista Alegre a Distrito de Cordisburgo da Vista Alegre, município de Sete Lagoas. O padre João registrou o nome Cordisburgo em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, pois a etimologia vem do hibridismo cordis, do latim, que significa coração; e burgo, do alemão, que significa vila ou cidade.

O Distrito foi incorporado ao município de Paraopeba, em 30 de agosto de 1911, sendo emancipado em 17 de dezembro de 1938, compreendendo os distritos sede Lagoa Bonita e Traíras (Santana de Pirapama). Nessa época, já se chamava apenas Cordisburgo, perdeu o distrito de Santana de Pirapama e ficou subordinado à Comarca de Sete Lagoas.

Anos mais tarde, o padre doou o que tinha à Matriz Sagrado Coração de Jesus e, em 18 de outubro de 1895, à Diocese de Diamantina uma área de 40 alqueires de terra, que compreendia Cordisburgo e seus arredores.

Localização

Cordisburgo está localizado na região centro-norte do Estado de Minas Gerais, distante, aproximadamente a 120 Km de Belo Horizonte por via rodoviária. Seu acesso principal a partir de BH, situa-se na BR 040, sentido Brasília, sendo 93 Km até a Pousada Maquiné, entrando à direita da Rodovia MG 231 e mais 22 Km até a cidade de Cordisburgo. A partir de Curvelo são 44 Km, sendo 6 Km de estrada pavimentada e 38 Km de estrada não pavimentada pela MG 754 até Cordisburgo.

70ff6f_5dcec29ae0c04b6e91b6d141e25f1179

População

De acordo com dados do IBGE, a população estimada do município de Cordisburgo é de 8.903 pessoas.

Relevo

Região cárstica. Serra do Maquiné (em destaque Gruta do Maquiné). Vê-se ao norte a Serra do Cipó. Apresenta relevo constituído por 35% de superfície plana e 65% montanhosa, com cotas altimétricas variando entre 1055m na proximidade da Serra do Palmital e 630m no Rio das Velhas.

Clima

Subtropical (mesotérmico). Apresenta temperatura média de 05 a 36ºC, com uma média anual em torno de 22ºC e índice médio pluviométrico anual de 1200mm. Os verões são quentes e chuvosos e de maneira geral moderados, às vezes, abundantes, inverno seco.

Vegetação

Cerrado, tipo de vegetação que cobre cerca de quinta parte do território brasileiro. O cerrado é composto de poucas árvores, medindo de 3 a 6m de altura, com troncos e galhos retorcidos apresentando copas irregulares, casca espessa, protegidas às vezes por camada de cortiça. No solo apresenta gramíneas, sendo a mais comum o capim-flecha e outros. Às arvores mais comuns são: pau-terra, pequi, araticum, barbatimão, peroba do campo, ipê-amarelo e outros.

Formação Geológica

A formação geológica de Cordisburgo oferece a quem a observa de algum ponto mais alto, uma vista suave e simpática de pequenos montes, não chegando a montanhas expressivas, mas com vales e extensas campinas de excelentes pastagens mescladas, a espaços de cerrados com vegetação própria dos sertões. Encontra-se também, dentre várias belezas naturais, belos lagos, cachoeiras e cavernas.